Dia de Ação de Graças: a origem cristã da data que ensina a gratidão a Deus

  • 24/11/2022
Dia de Ação de Graças: a origem cristã da data que ensina a gratidão a Deus
Dia de Ação de Graças: a origem cristã da data que ensina a gratidão a Deus (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (24), os americanos celebram o Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como “Thanksgiving Day”.

No feriado nacional, famílias e amigos se reúnem para desfrutar de uma mesa farta e agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas. A origem do Dia de Ação de Graças é cristã e está ligada à origem dos Estados Unidos

O primeiro Thanksgiving aconteceu em 1621, após os primeiros colonos ingleses desembarcarem do navio Mayflower, em Massachusetts, em busca de mais liberdade para adorar a Deus, fugindo das restrições do governo da Inglaterra.

Dos mais de 100 ingleses que chegaram à América, apenas 53 sobreviveram às doenças durante o primeiro inverno.

O pequeno grupo só conseguiu sobreviver graças a ajuda de nativos americanos do povo Wampanoag, que ensinaram a coletar alimentos e forneciam comida, quando os colonos passavam fome.

A primeira colheita foi celebrada em uma grande festa em gratidão ao sustento e proteção. Os peregrinos ingleses se reuniram com 90 indígenas Wampanoag, em 1621, no primeiro Dia de Ação de Graças.

Nos anos seguintes, os primeiros colonos continuaram celebrando a data. Em 26 de novembro de 1789, o então presidente George Washington emitiu a primeira proclamação de Ação de Graças, chamando todos os americanos a agradecer a Deus pelo fim da Guerra da Independência.

“Um dia de ação de graças e oração pública, a ser observado reconhecendo com corações agradecidos os muitos e sinais de favores de Deus Todo-Poderoso”, declarou Washington. 

Campanha por um feriado de gratidão

Foram os esforços de uma poetisa chamada Sarah Josepha Hale que a tradição se espalhou pelo restante da nação e se tornou feriado nacional.

Editora de uma revista literária e uma das vozes mais influentes do século XIX, Sarah fez uma campanha para o Dia de Ação de Graças entrar no calendário oficial dos EUA.

Por 30 anos, ela escreveu artigos de conscientização e fez petições a governadores, senadores e presidentes.

Sarah Hale cria que a nação deveria reconhecer a fidelidade do Senhor e que a cultura da gratidão poderia se espalhar para outros lugares.

“A última quinta-feira de novembro será um jubileu americano de gratidão ao Senhor do Céu, de quem fluem todas as bênçãos; e à medida que outras nações alcançam os privilégios políticos e religiosos de que desfrutamos, seu povo adotaria o mesmo dia para uma ação de graças pública, até que a onda de regozijo se espalhasse pelo globo”, escreveu ela.

Proclamação de Abraham Lincoln

Em 1863, em meio a Guerra Civil, o presidente Abraham Lincoln proclamou um dia de “Ação de Graças e louvor ao nosso bondoso Pai que habita nos Céus” e “em celebração das recompensas que continuaram caindo sobre a União''.

Anos depois, o presidente Franklin D. Roosevelt tornou a última quinta-feira de novembro o dia oficial de Ação de Graças, em 1939.

“É bom dar graças ao Senhor. Através dos caminhos incertos do espaço e do tempo, nossos corações ecoam essas palavras, pois os dias estão conosco novamente quando, de colheita em colheita, expressamos solenemente nossa dependência em Deus Todo-Poderoso”, declarou Roosevelt.

 

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/dia-de-acao-de-gracas-origem-crista-da-data-que-ensina-gratidao-deus.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top2
2. Depois Da Prova

Genaiene

top3
3. Fala Comigo

Ludmila Ferber

top4
4. Novidades

Sarah Farias

top5
5. Acalma

Michelle Nascimento

Anunciantes